Estudo de Proteção dos equipamentos elétricos, geradores, transformadores de potência e linha de transmissão em 24 kV, 44 kV e 138 kV do Complexo Sorocaba (CGH Santa Helena, CGH Votorantim e PCH Jurapará) e UHE Sobragi.
Estudos de Proteção da Usina Hidroelétrica “El Quimbo”, na Colômbia, composta por 2 Geradores de 225 MVA, 13,8 kV, 2 Bancos de Transformadores elevadores de 13,8 kV/230 KV 246 MVA, 2 Linhas curtas e bays de Interligação na SE Tesalia de 230 kV do Sistema de Transmissão Nacional Colombiano.
Além disso, também foram efetuados:
– Estudo de Proteção das unidades Geradoras, dos Transformadores
– Elevadores e das Linhas curtas, incluindo curtos-circuitos, especificação de ajustes das proteções e configurações lógicas dos relés.
– Estudos de proteção dos serviços auxiliares de corrente alternada e corrente contínua;
– Estudo de proteção dos Transformadores e circuitos de excitação;
– Estudos de Coordenação de Isolamento dos equipamentos em 230kV e Cálculos das sobretensões transferidas ao nível de 13,8kV;
– Estudo de Tensão de Reestabelecimento transitório (TRT) dos disjuntores de 230 kV.
Através de contrato com a Alstom Power em 2014, a Claussen Engenharia efetuou:
Estudos de retrofite de proteção da Unidade 1 (principal e auxiliar), da Usina da Bariri da Concessionária AES Tiete, de 53 MVA 13,8 kV 60 Hz FP 0.9 e Transformador Elevador de 48 a 65 MVA 13,8 kV/ 138 kV.
Neste contrato foram executados os Estudos de Proteção com relés ABB, envolvendo curtos-circuitos, especificação de ajustes, análise de desempenho e settings.
Estudo de seletividade e paralelismo envolvendo os níveis de AT, MT e BT, do sistema elétrico da nova unidade fabril, composto de 3 Geradores de 1800 kVA, subestação abaixadora de 138 kV para 13,8 kV e a distribuição interna da fábrica.
Os serviços citados foram complementados com serviços de campo de parametrização e testes.
Análise Sísmica de Painéis de Proteção e controle, Projeto SIC-SING Chile.
Estudo de Proteção em 230 kV/69 kV e 6,9 kV das SE’s E6 e E5, Integração do Rio São Francisco e de Impacto das proteções da SE 4 MIN.
Seletividade e Paralelismo da Usina Interna, Parametrização e testes dos relés, suportabilidade “Duty ANSI C37/ IEC909” e Arc. Flash NFPA 70E.
Estudo de seletividade de média e baixa tensão aplicado um novo circuito de 2000 kVA, inserido em um centro de distribuição já existente na nova unidade fabril da FEMSA Coca Cola, no município de Jundiaí, São Paulo.
Definição dos ajustes das proteções do Sistema Elétrico em MT e BT do Armazém Vertical do empreendimento FEMSA Coca Cola.
O sistema em estudo consiste em um circuito de 13,8 kV, que foi incorporado no Centro de Distribuição Auxiliar CD-02 (anterior reserva) para alimentar o Armazém Vertical do empreendimento.
– Hospital Israelita Albert Einstein:
Estudo de Seletividade e Paralelismo;
– Hospital AACD:
Estudo de Seletividade e Paralelismo;
– Hospital Gloria Dor – Rede São Luiz:
Estudo de Seletividade e Paralelismo;
– AB Brasil, grupo ABF:
Estudo de Seletividade e Paralelismo.
– Usina Térmica Castor – Nova Iguaçu, RJ
Estudo de Seletividade.
– Usina Térmica Juazeiro – Aterro São João, SP
Estudo de Seletividade.
– UTE Aterro C. Grande
Estudo de Seletividade e Paralelismo.
– UTE Aterro lago Azul, Manaus
Estudo de Seletividade e Paralelismo.
– UTE Aterro Rumo Ambiental, Macapá
Estudo de Seletividade e Paralelismo.
– UTE Aterro Manaus